domingo, 11 de dezembro de 2011

Dia 11 – Meu livro favorito em 2011

Olha, vou dizer que esse ano foi trágico pra mim, como alguém que gosta de ler. Sem contar (mais) uma releitura de Harry Potter e as Relíquias da Morte", foram 8 livros, sendo 4 pra faculdade, e um destes, "Dois perdidos numa noite suja", é uma peça de teatro, um texto relativamente curto. É muito bom, mas não vou considerá-lo por isso mesmo, por ser apenas um "roteiro".

Blablabla
Portanto, os "candidatos" a livro favorito foram: "D.Quixote I", de Cervantes; "Resumo de Ana", de Modesto Carone; "A Paixão Segundo G.H.", de Clarice Lispector; "O Natal de Poirot", "Um brinde de cianureto", "A extravagância do morto" e "Seguindo a correnteza", todos de Agatha Christie - e, coincidentemente (aham), os quatro que li por livre e espontânea vontade.

Nenhum dos três que li para a faculdade me agradou muito. Explico: sinceramente, gostem o quanto vocês quiserem da Clarice Lispector, mas eu não suporto que a personagem fique um livro inteiro divagando diante de uma barata morta e vomitando frases que as piriguetes contemporâneas colocam em seus status do Facebook, com direito a erros de Português. Depois, "Resumo de Ana": o cara resume (!) duas vidas. Basicamente isso, não tem graça nenhuma. E "D. Quixote" é muito bom, sim, mas é cansativo, só isso.

Sobre os da Agatha: "Seguindo a Correnteza" e "Um brinde de cianureto" são bons. "A extravagância do morto" é melhor. E "O Natal de Poirot" ainda melhor, o que faz dele meu livro favorito neste ano.

A história do livro consiste num crime sangrento cometido em plena véspera de Natal. O morto é Simeon Lee, um velho ranzinza. Todos os familiares da vítima ficam sob suspeita, por terem motivos suficientes para odiá-lo. No mesmo vilarejo onde moram os Lee, está o detetive Hercule Poirot, que gentilmente inspirou este blog.

Ah, claro: o que seria desse post se não fosse o Skoob?

Os participantes do "Meme das Antigas" estão no blog do criador, Max Reinert, o Pequeno Inventário de Impropriedades.

2 comentários:

  1. Eu gosto de Clarice. Gosto mais ainda depois que li "A paixão segundo G.H.". Acredito que é uma questão de gosto ou de gente, como eu, que gosta de divagações - até apreciações as baratas, rs Mas não me encaixe na lista das piriguetes, rs Já leu "Felicidade Clandestina"? É bom demais :)

    ResponderEliminar