quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eleições: considerações

As eleições estão chegando. E, conforme elas se aproximavam, eu sentia a necessidade, há muito tempo, de escrever um post falando sobre algumas coisas que eu penso sobre elas.


Não sou, nem nunca fui, muito fã de Política. Como, aliás, muita gente não é. Sei também que não é bem assim, não tem que gostar, tem que entender o mínimo porque é importante pra sociedade. Apesar de tudo isso, em época de eleições, o meu interesse cresce consideravelmente. Sim, isso não é certo, mas acho mais fácil me interessar quando tudo à minha volta faz lembrar de Política.

Você sai na rua, tem neguinho no semáforo agitando bandeira, placas atrapalhando o fluxo nas calçadas, santinho no chão, santinho enfiado na sua cara, etc. Tem como não se importar? Tem como ignorar? Não tô falando pra ninguém tentar fazer isso, acho ideal todo mundo prestar atenção mesmo, pra não fazer papel de bobo no domingo e, consequentemente, pelos próximos anos. É importante pesquisar, assistir ao horário político, não cair no clichê "ai é chato quero novela RSRS". No mínimo, você vai rir um pouco. Mas o interessante é ver o que os candidatos propõem, ver o quanto eles se importam e perdem tempo criticando as campanhas dos outros. Tudo deve ser levado em conta, inclusive (ou principalmente) entrevistas e debates (ou ausências neles).

O problema de assistir ao horário político e rir um pouco é levar a palhaçada adiante e votar no candidato porque ele é engraçado. Votar nele tudo bem, desde que seja pelas propostas dele. Não faz sentido votar num candidato por birra, por raiva da Política (por consequência, isso acaba elegendo gente que deveria passar longe do governo). O voto em branco existe pra isso, e não vai atrapalhar as eleições. Afinal, é injusto um voto de descaso ter o mesmo peso que o de quem analisou as propostas e tem motivos reais para votar em um candidato.

Já que falei em votos em branco, aproveito a oportunidade pra explicar pra quem talvez ainda não saiba: voto em branco é a mesma coisa que voto nulo. Votar nulo quer dizer que você errou o número, e apenas isso. Não conta como voto válido, assim como o voto em branco. Não tem o poder de anular nem adiar nada, ao contrário do que já tentaram espalhar por aí.

Por fim, o maior problema, pra mim, são as pesquisas de intenção de voto. Pra que elas servem, além de definirem os candidatos que vão aos debates na TV? A abrangência delas também chega a ser ridícula. Sério, nunca conheci nem ouvi falar de alguém que tivesse respondido uma. E, no fim, a divergência das pesquisas para os resultados não é muita. Isso acontece pura e simplesmente por uma coisa chamada influência. Explico: imagine os quatro candidatos mais citados nas pesquisas, atualmente. Se na primeira pesquisa, feita ali em qualquer lugar, com quaisquer mil pessoas, a Dilma disparou, o Serra ficou ali nem pra lá nem pra cá, a Marina ficou lá pra trás, e o Plínio mal apareceu, as coisas mudam. Garanto que tem gente que pretende/pretendia votar no Plínio e na Marina e desistiu porque, acima de querer que seu candidato ganhe, não quer que o Serra ou a Dilma ganhem. E aí vota no que tem mais chances. Pesquisa é uma coisa completamente relativa pra ser levada tão a sério e pra influenciar tanta gente. Não estou falando que o IBOPE, o Datafolha, ou sei lá quem, faz de propósito, porque eles querem a Dilma presidente, não é isso. Apenas acho que os resultados influenciam, sim, o voto, e isso está errado.

Por isso que eu digo, vote por você. Esqueça os outros, esqueça as pesquisas. Não se deixe influenciar por essas coisas. Vote no seu candidato, mas veja o que ele diz de bom, leve o passado dele em conta. Não pense que não vai mudar sua vida. Realmente, pode até não mudar a sua, mas muda a de muitos outros. Vai da consciência de cada um ser egoísta ou não.

2 comentários:

  1. Engraçado como o meio em que a gente vive (acadêmico)é semelhante. 90% das pessoas que conheço da minha idade e que estao cursando, ou cursaram uma faculdade irão votar naquela que supostamente veio da área 51....

    ResponderEliminar
  2. Sabe, falar de política é interessante, porque, por mais que você deixe claro que a opinião é sua, a galera vem cagando regra sempre em cima de você.
    Eu ganhei o meu Anônimo, parece que você tem um fã, também! Eu gostaria que cada uma dessas pessoas - desconhecidas ou não tão desconhecidas assim - resolvessem se prestar a DISCUTIR o assunto. Discutir, sabe, debater, argumentar e tal. Mas não.

    Legal mesmo é trollar o blog dos outros :)

    ResponderEliminar