quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Agatha Christie: Rainha, do Crime e dos livros


Li apenas sete livros da Agatha Christie. Pouco, perto dos 80 que ela escreveu, além das obras de teatro. Mas afirmo, com toda a segurança, que só o primeiro livro que li foi suficiente para me apaixonar pela obra dela e passar a admirá-la. E, pelo que soube depois, A casa torta nem era um de seus livros mais aclamados, e sequer contava com Hercule Poirot ou Miss Marple. E, depois de ler outros seis livros, ele ainda é um dos que mais gosto.

Dona de uma inteligência mirabolante, seus desfechos são famosos por surpreender o leitor, que não resiste às tentativas de tentar acertar o final da trama. E, em geral, acaba enganado por Agatha.

Hoje, Agatha Christie completa 120 anos de vida. Há 34 anos, ela faleceu, aos 85, mas permaneceu viva ao deixar sua vasta obra para perpetuar-se nas estantes de todo o mundo. Se não fosse desta forma, não estaríamos lembrando hoje de seu aniversário.

Se você ainda não leu qualquer livro dela, não direi que está perdendo tempo, porque nunca é tarde pra começar. Eu mesmo ainda tenho muito o que aprender sobre Agatha Christie, e mais de 70 livros dela pra ler. Também não tenho pressa, porque, a cada livro lido, é triste pensar que estou mais próximo do fim. Apesar de extensa, a coleção termina. E imagino que, depois disso, fica um vazio. Ainda que eterna em nossas estantes, a Rainha do Crime não pode nos escrever mais. Vale saborear cada página de talento que ela nos deixou.

Eh bien... obrigado por tudo, Agatha Christie. E que sua lembrança continue por mais 120 anos.

2 comentários:

  1. Pow,ñ conhecia essa, mas pela descrição parece valer a pena,abraços marquinhos.

    ResponderEliminar
  2. Acho que eu iria amar os livros da Agatha. No entanto, depois de uns dez, acho que seria capaz de acertar o final da maioria... Posso acabar surpreendido :)

    ResponderEliminar