terça-feira, 5 de outubro de 2010

A infância nos anos 90

Éramos felizes e não sabíamos. Conforme a gente vai crescendo, junta tanta coisa pra fazer, tanto trabalho, tantas responsabilidades novas, que bate uma saudade do tempo em que nossa maior preocupação era passar de ano. Quando ela existia.

Eu cresci na década de 90. E a grande maioria das pessoas que eu conheço também viveu sua infância na mesma época, ou pelo menos lembra das mesmas coisas. Que coisas são essas? Você se lembra? Se não, eu vou tentar ajudar um pouco. Se sim, não tem problema, eu garanto que a nostalgia de ver de novo uma parte de tudo aquilo que você não vê há mais de 10 anos é muito boa.


Com a ajuda da comunidade "100 coisas da década de 90" e do blog "Você se lembra?", reuni nesse post as minhas principais lembranças dessa década tão animada. Deixando claro que podem ter coisas de antes de 1990 e depois de 2000, o que não impede que elas tenham marcado a infância dessa geração.

Power Rangers têm a força
TELEVISÃO

Pra começar, todo mundo assistia TV, ou ao menos se recorda do que passou por lá na década de 90. Eu, particularmente, não me lembro muito bem da TV Colosso, dos Cavaleiros do Zodíaco, dos Power Rangers, do Doug e das Tartarugas Ninja, mas sei que todos esses fizeram sucesso.

Como Cartoon Network era o meu paraíso da diversão na televisão, nada mais justo que citar os clássicos Pokémon, A Vaca e o Frango, Dragon Ball e O Laboratório de Dexter.


E quem não se lembra do Programa Livre, do Fantasia, do Passa ou Repassa, das Chiquititas, do Sai de Baixo, do Hugo, do Castelo Rá-TIm-Bum e do Cruj? E não dá pra não falar do Chaves e do Chapolin, que estão aí até hoje.


FILMES

Hakuna Matata!
Levanta a mão aí quem já assistiu O Rei Leão mais de 19 vezes. Outros filmes da Disney também foram hits da década passada. Por exemplo: Hércules, Vida de Inseto, Tarzan e Toy Story, que teve a emocionante última sequência lançada há cerca de três meses.
O Menino Maluquinho, sucesso no cinema nacional, também me conquistou. Assim como O Máskara e outros dois que batem cartão na Sessão da Tarde: Meu Primeiro Amor e Esqueceram de Mim.


MÚSICA


Nessa época, em que ainda não existiam MP3's e Ipod's, o que tinha de mais moderno era o Discman, sucessor do Walkman (que também apareceu bastante). E o que as crianças escutavam? Sim, momento vergonha. Ou nem tanto assim, afinal todo mundo escutava, por exemplo, É o Tchan. Ninguém sabia o que significavam as letras, o importante é que todo mundo dançava na boquinha da garrafa e passava por debaixo da cordinha. Também era legal cantar as besteiras dos Mamonas Assassinas, mas não fica bem compará-los com a galera do Compadre Washington. As músicas daquele único CD deles ficaram guardadas pra sempre, até por quem não sabia o que estava cantando.

Como crianças, nosso papel era escutar Eliana e aprender a comer o lanchinho pra ficar fortinho e crescer. Não que ninguém escutasse Backstreet Boys, claro. Eu não gostava, mas era bem popular, principalmente com as meninas, que também curtiam um N'Sync pesado, os Hanson e as Spice Girls.


E, é óbvio, tenho que lembrar aqui do supra-sumo musical dos anos 90 no Brasil: Sandy & Junior. Desde os primeiros sucessos, como aquele da Maria Chiquinha que foi dar pra outro no mato e tentou fazer o Genaro de idiota, até a tentativa de carreira internacional que não deu muito certo, as crianças foram as grandes responsáveis pelo êxito da dupla. E até hoje, todo mundo sabe que se a lenda dessa paixão faz sorrir ou faz chorar, o coração é quem sabe.

BRINCADEIRAS

Esconde-esconde, Pega-pega, Bandeirinha, Polícia e ladrão, Queimada, Taco, patinete, skate... uma das coisas que mais dão saudade da infância são as brincadeiras de rua. Elefantinho colorido... "que coooor?"

Tem também Gato mia, a brincadeira que sempre terminava com alguém chorando e um adulto xingando a galera dizendo que "não dá certo, sempre sai alguém machucado". E as mais tranquilas Passa Anel e Telefone Sem Fio.

BRINQUEDOS E ELETRÔNICOS


Saudades do Super Trunfo e do Pega Varetas... e mais ainda dos Tazos que vinham nos salgadinhos, e de cuidar do meu Tamagotchi. De montar castelos de Lego e gravar qualquer porcaria no Meu Primeiro Gradiente. E poucas coisas eram tão legais quanto ficar respondendo perguntas dos livros do Pense Bem.

Esses brinquedos perderam espaço, aos poucos, para o Game Boy e para os video games: Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64 e Playstation arrebataram a galerinha da pesada. Quem não se lembra do Flicky, do Sonic e do Mario?

DE COMER

Aposto um Frutilly que você adorava os Chicletes Mini, o chocolate Surpresa, os guarda-chuvas de chocolate, e puxava o Push Pop. Ah, e com certeza você não pagava uma fortuna no Kinder Ovo, a embalagem ainda era laranja e as surpresinhas eram mais legais.

PROPAGANDAS

Tá, eram muitas as propagandas legais. Mas vou colocar duas que tenho certeza que vocês vão se lembrar.


OUTROS

Livros da Coleção Vaga-lume, principalmente os do Marcos Rey, marcaram época. Os do Pedro Bandeira também, pelo que dizem, mas eu só li O Fantástico Mistério de Feiurinha.

Os gibis da Turma da Mônica fizeram muito sucesso, também, com essa geração.

Os computadores geralmente tinham Windows 95, a gente usava disquete, e a internet era à lenha. Mas era divertido demais. E o ICQ, que eu lembro o meu número até hoje? Também surgiu na década passada.

-----

É isso. Espero que tenha servido para todo mundo matar um pouco das saudades.

23 comentários:

  1. haha, muito bom, lembro de tudooo que você colocou aí. E, como tenho um sentimento de nostalgia bem discreto (NOT) essa semana mesmo tava vendo no youtube vídeos do Passa ou Repassa, do Disney Cruj e de Sandy e Junior cantando "Vai ter que Rebolar" no Programa Livre. E, depois desse post, fiquei com muita vontade de assistir meu VHS de Rei Leão ou Pocahontas (sim, eu ainda tenho video cassete, haha) comendo Kinder Ovo, ou aquelas moedas de chocolate, ou um bolinho Ana Maria, hahaha :)

    ResponderEliminar
  2. Nossa, serviu pra aumentar mais ainda a saudade.. Mas adorei!! hahaha :D

    ResponderEliminar
  3. Se o cartoon network e a warner tivessem a mesma programação q tinham a 10 anos atrás, eu ainda tava assistindo.

    ResponderEliminar
  4. Muito legal!! Eu achava q. só os mais velhos tinham esse sentimento de nostalgia!!Parabéns, tudo muito bem colocado!!!Amei!!
    Ah, também senti saudade de ver vc e seu irmão curtindo tudo isso!!

    ResponderEliminar
  5. 158736984, me add lá g@tinho ;D
    hehehe

    Sinto saudade de tudo isso ai, dos livros da coleção vagalume, do elefante colorido, supertrunfo, tv cruj... e bla bla bla.
    Dá pra falar sobre todas as coisas que você relembrou mesmo eu sendo da década de 80, né? brincks hehehe

    Termino o comentário com uma linda citação de um 'hit' da época:
    "O que é imortal não morre no final"
    Muito sábio, muuuito.

    ResponderEliminar
  6. Evo, eu acho q eu via coisas mais antigas que vc!
    uhahuauhahuuah

    Se me permite, eu irei completar sua lista com os meus preferidos, quem sabe eu daí não posto no meu blog algo parecido com o seu auhahuauhauh

    só via quase tv aberta, principalmente a TV Cultura (q hj praticamente não existe), e assitia "Os três Patetas" na Warner e só de tv fechada, não via cartoon..

    Dos desenhos q vc não citou, eu curtia mto: "As aventuras de Tim Tim" (como não lembrar dele e seu cachorro, Milu? hahuauhau), "As Aventuras do rei Babar", q pra mim é o melhor desenho da história da TV, "Caverna do Dragão", q é um desenho genial, além de outros como: "tico e teco"(mto bom!), "tom e jerry", "looney toones"...

    De filmes nostálgicos, ainda tem "Dumbo", "Bambi"...

    Nossa, eu tinha até esquecido, vc lembro de "taco", era mto legal jogar, mas poucos amigos meus conheciam! ahuauhauh

    Lego com certeza é o melhor brinquedo da infância pra mim! auhauhauh

    Tem mta coisa pra falar da infância, mas tá bom já o q escrevi, vc reclama q eu não comento no seu blog, tá ai Evo, um comentário gigante! ahauhauh

    ResponderEliminar
  7. nossa mega saudades ..
    momento total nostalgia aqui xD
    lembrei de outras coisas tbm ..
    tazo *-*
    ursinhos carinhosos,marsupilami,tv colosso, .. eu adorava :$
    de brincadeiras .. pula elastico, amarelinha , alerta, nussss.. saudades mil... *-*
    aqueles tempos eram tao bons e a gente neen sabi ;)

    ResponderEliminar
  8. saudades =) tenho 14 anos e ainda lembro de tudo isso

    ResponderEliminar
  9. Lembro de quase tudo, tirando que eu não via TV fechada (sim eu sou pobre...). Mas uma brincadeira que eu ODIAVA COM TODAS AS MINHAS FORÇAS era "elefantinho colorido", acho que por razões óbvias...

    PS: 205235055, Érika eu te add!

    ResponderEliminar
  10. Momento nostalgia on. Lembro de tudo. Tem um desenho que passava na tv cruj que eu adorava 'Marsupilame' kkkkkkkkk. Brincava na rua o dia todo, e minha mãe me gritando pra ir tomar banho. Esse sim era um tempo bom. Hoje as crianças nem sabem o que é bom, brincar na rua, tomar banho de chuva com os amiguinhos .. e bla bla bla.
    Adorei o post.

    ResponderEliminar
  11. Nossa minhas nostalgia foi forte agora mas foi otimo realmente a lembrança de quando viamos o mundo com outros olhos

    ResponderEliminar
  12. eu vejo o mundo com outros olhos desde que nasci =/

    ResponderEliminar
  13. Tá, agora é hora de acordar pra vida...

    ResponderEliminar
  14. podia ter citado tbm o biotonico fontora, e a propaganda dele com sandy e junior :P e velho, eu só fui perceber NESSE POST o QUANTO Maria Chiquinha é uma musica pervertida UEAUHEUSHEUAS

    ResponderEliminar
  15. Bah, adoro rever isso.
    Tem algumas coisas da minha infância que não estão ai, mas ajudou a matar a saudade *.*

    ResponderEliminar
  16. EUHuahea, caraleoo, Lembrod e tudo que tinha ai na listaaa. heuahea, FODa. saudade de não ter responsabilidades. ehaueha, FODA.

    ResponderEliminar
  17. VÉI...quase chorei agora...kkkkkkkkkk... Q saudades dessas coisas...Nessa epoca as crianças eram muito mais felizes....Se divertiam mais....Não ficavam o dia todo na frente do computador ou no video game...ou se escutando essas porcarias de restart, cine e justin biba.... Puts, me lembro da minha mãe me dizer para não brincar de gato mia pq a gente sempre se machucava...de sempre querer ser a power ranger rosa...ou então de pisar em cima de um lego...kkkkk...E de cantar junto com a cachorrada da TV COLOSSO...Cara, a minha infancia foi a melhor!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Nossa cara realmente bateu uma saudade grande dessas coisas, eu sempre costumo falar para os meus amigos, época boa onde a única preocupação era com a escola, onde sempre na entrada da escola tinha um veinho que vendia doces e eu sempre comprava (hoje eu já não sei se ele ta vivo). A tarde chegava em casa logo corria pro SBT quando ele prestava e ia assistir A Hora Acme, Chave, Chapolin, Um Maluco no Pedaço, Cartoon Network e a extinta Fox Kids também eram ótimas, hoje o CN ficou um lixo completo! Brinquedos antigos também eu tinha vários, meu PS1 que eu jogava o dia inteiro (quando não tinha lição), TV Cruj saudade eterna. Infelizmente hoje ficou tudo uma porcaria por completo, tanto na TV como na música, a única coisa que eu digo é a minha infância foi bem vivida e que infelizmente a infância de quem ta vivendo hoje é lamentavel!

    ResponderEliminar
  19. Tamagotchi '-----------' nunca mais vi pra vender. :( Super nintendo, Cruj, Discman, Sandy & Junior, Toy Story, Cavaleiros do Zodiaco (que eu eu vejo até hoje rs, Doug, Castelo Rá-tim-bum... saudade.

    ResponderEliminar
  20. todas as infancias anteriores a 1990 foram boas,e realmente a infancia dos anos 90 foi a última infancia feliz e ainda decente, foi a última década que ainda havia uma boa programação infantil....hoje quase tudo é baixaria...PÃO E CIRCO PRO POVO ALIENADO: ATUALMENTE A PROGRAMAÇÃO E OS COMERCIAIS DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO E SBT, E OUTROS CANAIS, estão REGREDINDO CADA VEZ MAIS AO NÍVEL DO RIDÍCULO E DA APELAÇÃO SEXUAL, E ISSO PRA MANIPULAR AINDA MAIS A MENTE DAS PESSOAS E TORNAR NORMAL HÁBITOS DEGRADANTES ...PRATICAMENTE NÃO EXISTE MAIS PROGRAMAÇÃO INFANTIL...AS CENAS DE NUDEZ ESTÃO SENDO EXIBIDAS CADA VEZ MAIS CEDO, O NAMORO PRECOCE ENTRE CRIANÇAS É INCENTIVADO NAS NOVELAS,A ROUPA DAS DANÇARINAS DE PALCO ESTÃO CADA VEZ MAIS CURTAS, ANTES VIA-SE COMERCIAL DE BONECAS, BRINQUEDOS DA ESTRELA, AGORA O QUE MAIS SE VÊ SÃO COMERCIAIS DE CAMISINHA, BIG BROTHER, CARROS, e outras porcarias...E MESMO OS CANAIS DE TV A CABO CONSIDERADOS BONS TEM PROGRAMAS E SERIADOS OBSOLETOS QUE FALAM SOMENTE SOBRE INTRIGAS AMOROSAS E DESENHOS BOBOS DIGITALIZADOS DE CONTEÚDO IRRELEVANTE...A INFÂNCIA FOI ROUBADA DESTA PRÓXIMA GERAÇÃO QUE NASCERÁ EM UM MUNDO POBRE DE BOA INFORMAÇÃO...VALE MAIS A PENA FICAR NO YOUTUBE ASSISTINDO AS PROGRAMAÇÕES ANTIGAS..

    ResponderEliminar