Não costumo falar de música, até porque não sou nenhum perito nesse quesito. Gosto, claro, de ouvir, de apreciar. Aliás, é muito fácil eu gostar de qualquer tipo de música. Adoro Restart. Com exceções, é claro.
Mas hoje eu vou falar de uma música específica: Hallelujah. Uma obra-prima, composta por Leonard Cohen, em 1984. Ele demorou um ano pra escrever a letra.
Sei lá quando foi a primeira vez que eu escutei, mas foi no fim do ano passado ou no início desse ano, quando acabava de assistir mais um episódio de "Without a Trace", que ela me chamou a atenção. E, pelo que eu vi, ela não foi exclusividade só dessa série, porque vive aparecendo em várias outras por aí. Bom, terminei de assistir e fui procurar o nome da música. Achei. Mas não cheguei a escutar muitas vezes.
Lembrei dela na semana passada, sem nenhum motivo aparente. Entrei no Youtube, fui ouvir todas as versões que eu encontrava por lá. E coloco aqui as minhas cinco preferidas, das dez que ouvi, na minha ordem crescente de preferência.
5. Myles Kennedy: Não fui eu que encontrei essa versão. Foi o meu amigo Victor, que, ele sim, entende bem mais de música do que eu.
4. Leonard Cohen: Sim, o cara pode ter sido brilhante ao compor a música, mas, nesse caso, não acho que a original seja a melhor versão.
3. Espen Lind, Askil Holm, Alejandro Fuentes e Kurt Nilsen: Versão interessante, com três cantores noruegueses e um chileno (o Alejandro Fuentes, que participou do Idol Norway). O Kurt Nilsen, (também só fui prestar atenção depois que o Victor me avisou) que ganhou o reality, tem uma voz impressionante. Ele é o de dentes separados, o mesmo da imagem prévia do vídeo.
2. Rufus Wainwright: É a versão que toca no Shrek. Um pouco mais rápida, mas muito bonita.
1. Jeff Buckley: Sem maiores comentários, essa é, simplesmente, a que eu mais gosto, e a que eu ouvi em "Without a Trace".
Só ressaltando: não vi nenhuma versão ruim. Apenas considerei essas as melhores. Poderiam ter aparecido aqui o Bon Jovi, a KD Lang, o John Cale, a Alexandra Burke e a Sandy. Sim, a Sandy. Talvez colocasse ela no meu top 5 se ela cantasse sozinha, mas a Nerina Pallot, que estava ótima apenas tocando piano, meio que estraga a música, a meu ver.
E essa é a letra da música:
Música foda.
ResponderEliminarNão consigo me decidir sobre minha versão favorita. Fico entre as do Myles Kennedy e dos noruegueses.
Gostaria de fazer uma versão um dia também.
Quem sabe na nossa formatura. Haha.
Essa música é GENIOSA...se puder assista um filme chamado Watchmen,é bom, e toca uma versão bem da hora,falow marquinhos.
ResponderEliminarRealmente essa música é linda!!! Uma versão mais bonita que a outra!! bjs
ResponderEliminargostei da música =)
ResponderEliminarAcho que nem tinha necessidade de especificar que o Alejandro era o chileno hahahahahha. Chile eh @vega73's origins
ResponderEliminarJuro que soh demorei pra ler o post porque achava que era Hallelujah do Paramore...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMinha versão favorita também é a do Jeff Buclkey - busquei aqui na minha biblioteca de músicas para descobrir essa informação.
ResponderEliminarE, ah, pasme. Também descobri Hallelujah em um seriado que, por vergonha na cara, ocultarei o nome. Na terceira temporada, uma das protagonistas morre na Season Finale ao som dessa música em um acidente de carro. Foi tocante.
Essa música é realmente uma obra prima! Dentre suas 5 versões eu fico entre Kurt Nilsen e Rufus Wainwright. Mas tem uma versão mais clássica da Katherine Jenkins que eu simplesmente amo. Não sei se você já ouviu. Vai a dica: http://www.youtube.com/watch?v=tvPWGHibaus
ResponderEliminar