quarta-feira, 27 de outubro de 2010

And from your lips she drew the Hallelujah

Não costumo falar de música, até porque não sou nenhum perito nesse quesito. Gosto, claro, de ouvir, de apreciar. Aliás, é muito fácil eu gostar de qualquer tipo de música. Adoro Restart. Com exceções, é claro.

Mas hoje eu vou falar de uma música específica: Hallelujah. Uma obra-prima, composta por Leonard Cohen, em 1984. Ele demorou um ano pra escrever a letra.

Sei lá quando foi a primeira vez que eu escutei, mas foi no fim do ano passado ou no início desse ano, quando acabava de assistir mais um episódio de "Without a Trace", que ela me chamou a atenção. E, pelo que eu vi, ela não foi exclusividade só dessa série, porque vive aparecendo em várias outras por aí. Bom, terminei de assistir e fui procurar o nome da música. Achei. Mas não cheguei a escutar muitas vezes.

Lembrei dela na semana passada, sem nenhum motivo aparente. Entrei no Youtube, fui ouvir todas as versões que eu encontrava por lá. E coloco aqui as minhas cinco preferidas, das dez que ouvi, na minha ordem crescente de preferência.

5. Myles Kennedy: Não fui eu que encontrei essa versão. Foi o meu amigo Victor, que, ele sim, entende bem mais de música do que eu.


4. Leonard Cohen: Sim, o cara pode ter sido brilhante ao compor a música, mas, nesse caso, não acho que a original seja a melhor versão.


3. Espen Lind, Askil Holm, Alejandro Fuentes e Kurt Nilsen: Versão interessante, com três cantores noruegueses e um chileno (o Alejandro Fuentes, que participou do Idol Norway). O Kurt Nilsen, (também só fui prestar atenção depois que o Victor me avisou) que ganhou o reality, tem uma voz impressionante. Ele é o de dentes separados, o mesmo da imagem prévia do vídeo.


2. Rufus Wainwright: É a versão que toca no Shrek. Um pouco mais rápida, mas muito bonita.


1. Jeff Buckley: Sem maiores comentários, essa é, simplesmente, a que eu mais gosto, e a que eu ouvi em "Without a Trace".


Só ressaltando: não vi nenhuma versão ruim. Apenas considerei essas as melhores. Poderiam ter aparecido aqui o Bon Jovi, a KD Lang, o John Cale, a Alexandra Burke e a Sandy. Sim, a Sandy. Talvez colocasse ela no meu top 5 se ela cantasse sozinha, mas a Nerina Pallot, que estava ótima apenas tocando piano, meio que estraga a música, a meu ver.

E essa é a letra da música:

I've heard there was a secret chord
that David played and it pleased the lord
but you don't really care for music do you?
Well it goes like this the fourth, the fifth
the minor fall and the major lift
the baffled king composing hallelujah

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah

Well your faith was strong but you needed proof
you saw her bathing on the roof
her beauty and the moonlight overthrew you
she tied you to her kitchen chair
she broke your throne and she cut your hair
and from your lips she drew the hallelujah.

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah

Baby I've been here before
I've seen this room and I've walked this floor
You know, I used to live alone before I knew you
And I've seen your flag on the marble arch
and love is not a victory march
it's a cold and it's a broken hallelujah

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah

Well there was a time when you let me know
what's really going on below
but now you never show that to me do you?
but remember when I moved in you
and the holy dove was moving too
and every breath we drew was hallelujah

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah

Well maybe there's a God above
but all I've ever learned from love
was how to shoot someone who outdrew you
And it's not a cry that you hear at night
it's not somebody who've seen the light
it's a cold and it's a broken hallelujah

Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah
Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah
Hallelujah, hallelujah, hallelujah, hallelujah
Hallelujah

Agora tente não cantar no banheiro.

8 comentários:

  1. Música foda.
    Não consigo me decidir sobre minha versão favorita. Fico entre as do Myles Kennedy e dos noruegueses.

    Gostaria de fazer uma versão um dia também.
    Quem sabe na nossa formatura. Haha.

    ResponderEliminar
  2. Essa música é GENIOSA...se puder assista um filme chamado Watchmen,é bom, e toca uma versão bem da hora,falow marquinhos.

    ResponderEliminar
  3. Realmente essa música é linda!!! Uma versão mais bonita que a outra!! bjs

    ResponderEliminar
  4. Acho que nem tinha necessidade de especificar que o Alejandro era o chileno hahahahahha. Chile eh @vega73's origins

    Juro que soh demorei pra ler o post porque achava que era Hallelujah do Paramore...

    ResponderEliminar
  5. Minha versão favorita também é a do Jeff Buclkey - busquei aqui na minha biblioteca de músicas para descobrir essa informação.

    E, ah, pasme. Também descobri Hallelujah em um seriado que, por vergonha na cara, ocultarei o nome. Na terceira temporada, uma das protagonistas morre na Season Finale ao som dessa música em um acidente de carro. Foi tocante.

    ResponderEliminar
  6. Essa música é realmente uma obra prima! Dentre suas 5 versões eu fico entre Kurt Nilsen e Rufus Wainwright. Mas tem uma versão mais clássica da Katherine Jenkins que eu simplesmente amo. Não sei se você já ouviu. Vai a dica: http://www.youtube.com/watch?v=tvPWGHibaus

    ResponderEliminar