quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Preferencial ou exclusivo?

Não sei vocês, mas, quando eu entro num ônibus, eu gosto de ir confortavelmente sentado, principalmente se eu estiver lendo um livro, ou simplesmente não quiser ficar em pé. Às vezes, ficar em pé é pior pro fluxo de passageiros no ônibus, se ele estiver cheio. E muita gente acha legal ficar em pé, muitas vezes bloqueando a porta, a catraca, ou aquela cadeira que fica dobrada na lateral do ônibus.

A questão que eu quero colocar aqui é a dos assentos preferenciais nos ônibus e nos metrôs. Eles são preferenciais, não é? Preferencial quer dizer, nesse caso, que a prioridade é dada aos idosos, às gestantes, aos deficientes, e aos adultos com crianças de colo. E por que insistem em achar que é exclusivo a essas pessoas? Vamos lá, eu quero imagens. Põe na tela!


Opa, não essa, a outra.


Vamo lá, acompanhem comigo a leitura do aviso, no mesmo "Caps Lock" em que ela foi escrita: ASSENTO PREFERENCIAL PARA OBESOS, GESTANTES, PESSOAS COM BEBÊS E COM CRIANÇAS DE COLO, IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Agora, atenção na próxima frase: AUSENTES PESSOAS NESSAS CONDIÇÕES, O USO É LIVRE. Mais uma vez? AUSENTES PESSOAS NESSAS CONDIÇÕES, O USO É LIVRE. E por que, então, quando eles estão desocupados, as pessoas se recusam a ocupá-los? POR QUÊ?

O descaso com a cadeira lateral dos ônibus vai pelo mesmo caminho: o assento é preferencial para pessoas com deficiência visual acompanhadas com cão guia. Com que frequência você vê pessoas assim entrando num ônibus? Provavelmente com a mesma que eu. Eu sento lá e abro meu livro como se não houvesse amanhã (sempre me sentindo a única pessoa no mundo com coragem suficiente pra puxá-la da "parede"), a não ser que chegue um cego acompanhado de cão guia, é claro.


Bom, sinceramente, eu não gosto de ceder meu lugar. Muito menos se eu não estiver no assento preferencial, e aquele que couber ao "beneficiado". Sim, sou estranho, sou egoísta, mas eu não gosto. Pra mim, a maioria desses "beneficiados" pelos assentos preferenciais pode perfeitamente continuar em pé. Mas o que me irrita mesmo é quando eu estou sentado - em qualquer assento - antes da catraca, e sempre recebo olhares de censura, como se fosse proibido sentar ali. Um dia desses, eu estava lendo no assento (livre) ao lado da cadeira lateral, que estava vazia. O ônibus lotando, e a coitada da cadeira esquecida lá. Nisso, estavam em pé, ao meu lado, um cara de uns 30 anos, e um idoso. Tive que aguentar os dois me olhando como se eu estivesse comendo ovo, arrotando e assoprando na cara deles, dava pra sentir o ódio. Eu entenderia (e continuaria sem ligar, pra ser honesto, porque outras pessoas estavam sentadas nos assentos preferenciais e poderiam ceder seus lugares) se a cadeira lateral não estivesse vazia.

Só queria entender essas coisas, porque talvez eu tenha interpretado mal os avisos. Por que ninguém senta nos assentos preferenciais se eles são preferenciais, e não exclusivos? É melhor pra todo mundo, pra quem sentar e pra quem sobrar. E não fiquem olhando pra mim, atrapalha minha leitura.

7 comentários:

  1. Marquinhos, estou contigo e não abro! Inclusive dou-lhe uma dica: entre no ônibus, fique sentado antes da catraca lendo seu livro, quando estiver chegando perto do lugar onde você quer descer, levante, finja que esqueceu o dinheiro, implore ao cobrador que deixe você passar só desta vez (faça cara de desespero). Ele lhe dirá que não tem como e que você deverá descer no ponto seguinte, eis que você concorda com o cobrador (mas sempre fazendo cara de choro) e desce EXATAMENTE no seu ponto sem pagar pelo transporte!
    E sim, eu serei advogado mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Eu sento em assento preferencial quando não há outro disponível, mas evito. Sou ímã para atrair pessoas com as tais prioridades. É sentar e, em dois pontos, entrar alguém no ônibus com essas características.

    Às vezes, fico em pé, esperando algum assento vagar... Porque Murphy já me disse: "Senta-te no preferencial e um velho irá surgir".

    ResponderEliminar
  3. Acabei de chegar em casa e passei por um baita constrangimento na viagem...Saí do trabalho com meu amigo, pegamos o ônibus no ponto final e viemos cochilando nesses "assentos preferênciais". Quando derrepente acordo assustada com uma senhora de uns 65 anos gritando na cara do meu amigo: Eii esse banco é pros idosos e eu estou recém operada, quero sentar!!! Ele coitado também acordou assustado sem entender nada. Aí uma pessoa atrás levantou pra ceder lugar a essa senhora que ainda reclamava e eu não pudi me conter e disse: Esse assento é sim direito dos idosos, mas não existe lei que lhe garante acordar e gritar na cara de quem está sentado nele, isso é falta de respeito. E respeito independe de idade ou condição física.

    Agora você vê, que absurdo!
    Eu respeito os idosos sim, mas se eles tambem me respeitarem ANTES.

    ResponderEliminar
  4. Eu discordo totalmente de voce, acho que se voce cria um blog, ou compartilha algo, vc esta postando para o mundo inteiro, então antes de postar, analise. Todo assento é preferencial, a lei não foi criada por acaso e tambem não se trata de privilégio. Eu sou uma pessoa portadora de deficiencia e não consigo ficar em pé, ainda mais com o onibus em movimento. Uma gestante, corre o risco de bater com a barriga e perder o filho. Como vamos segurar no apoio do onibus com uma criança de colo? Respeito é o que as pessoas tem que ter pelo proximo, querem respeito? respeitem.

    ResponderEliminar
  5. Nossa, voce nao poderia ser pior cara, serio..na boa. Espero que vc nunca precise desses assentos preferenciais, para nao encontrar um idiota que nem vc que se recuse a se levantar e depois ainda fique fazendo piadinhas com sua situação em rede social, contaminando mais pessoas, que infelizmente tem a mente fraca e não possui um pingo de respeito ao proximo. Que Deus te perdoe cara.

    ResponderEliminar
  6. Que honra ver gente tão esclarecida comentando aqui quase dois anos depois. Sério, se não sabem interpretar um texto, não comentem.

    Primeiro, "Anapaulas", se eu criei um blog e postei a minha opinião, qualquer um pode discordar, mesmo porque eu coloquei o post como um questionamento. Inclusive assumo meu egoísmo no caso de eu não estar sentado em um assento preferencial. Porque sempre que eu estava em algum assento "não preferencial" e um idoso ou gestante chegava, tinha alguém "não beneficiado" no preferencial que, ele sim, estava errado.

    "Luiz Claudio Luizinho", jamais me recusei a levantar, então seu comentário não faz o menor sentido pra mim.

    Os dois, suponho que se conheçam, claramente leram o texto (se leram, o que não me pareceu) cheios de vontade de me xingar porque a Ana é portadora de deficiência e deve ter tido algum problema no transporte público. Sinto muito por ela, mas não fui eu que o causei.

    Releiam o texto. E depois releiam os comentários de vocês. Eu questionei por que as pessoas não se sentam em assentos preferenciais quando eles estão vazios e não há nenhum deficiente/idoso/etc no ônibus, em especial a cadeira lateral, que poucas pessoas utilizam. Isso atrapalha o fluxo de passageiros.

    E, Luiz, não acredito em Deus. E, por seu comentário, DUVIDO que você me respeite por isso.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. http://www.deficientefisico.com/voce-sabe-diferenca-entre-preferencial-x-exclusivo/

    E se não quiserem entender o que eu tenho a dizer, façam um favor a vocês mesmos: sugiro que leiam o texto no link acima, porque é de um site chamado "deficientefisico.com", que representa os deficientes físicos. O que eu quis dizer foi praticamente a mesma coisa. E aí, meus caros, se vocês não entenderem, a deficiência é outra.

    ResponderEliminar