terça-feira, 29 de março de 2011

Hora da Hipocrisia

No último sábado, aconteceu a "Hora do Planeta". Muito bem, e o que é isso? É um ato simbólico promovido pela WWF ao redor do mundo para que as pessoas se conscientizem do aquecimento global. Para isso, elas devem apagar as luzes de suas casas e deixá-las assim durante uma hora. E muitas delas acham que estão mudando o mundo. E é esse o problema.
Apago quando quiser, falô?

A campanha da WWF pode ser boa, não a critico. Critico a forma como as pessoas lidam com ela. Como a própria WWF diz, o importante é se conscientizar "Além da Hora". E duvido que os participantes do "evento" pensem assim. Tenho certeza que, no sábado, quando a "Hora" terminou, às 21h30, muita gente acendeu todas as luzes de casa, foi tomar banho de 1 hora, escovou os dentes com a torneira aberta... Sinceramente, quem fez isso não se conscientizou de porcaria nenhuma. Qualquer um que apagou uma luz e acendeu outra uma hora depois certo de que salvou o mundo não se conscientizou de nada.

Eu não participei porque não sou hipócrita. Eu não acho que gasto energia excessivamente, mas não me preocupo nem um pouco em economizar. Por isso não vejo motivo pra apagar as luzes de casa e achar que estou me conscientizando de alguma coisa. Não tem lógica.

Enfim, não participei, não por revolta ou rebeldia, mas por coerência mesmo. E não acho que apagar a luz durante uma hora me faz menos preocupado com o planeta. É apenas uma campanha. Ninguém é obrigado a ser hipócrita.

2 comentários:

  1. Moro sozinho e minha conta de luz no final do mês sempre vem uns R$ 30,00 no maximo! Gasto muito pouco por consciência mesmo.

    Concordo com tudo o que você falou e tenho certeza de que muita gente que participou desse "evento" deve ter ido dormir com a TV ligada...adiantou ter ficado 1h com tudo apagado?

    PS: comentários no meu blog não existem mais né?

    ResponderEliminar
  2. Não posso discordar. Pelo contrário, concordo até demais! Não suporto a hipocrisia que rola solta por aí, isso de participar da Hora do Planeta e acabar com a energia durante o resto do ano... Quer passar a imagem de culto e ambientalista, e na verdade não faz nada de concreto.
    O negócio é fazer a minha parte, então...

    ResponderEliminar