quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Skoob: organizando a estante


Como já contei aqui algumas milhões de vezes, adoro ler. E não apenas de ler o livro, eu gosto de guardá-lo, de ter uma estante cheia deles, como tenho no meu quarto.

Confesso que nunca tinha pensado na possibilidade de catalogar e avaliar todos os meus livros, num papel, num arquivo de Word, ou qualquer coisa assim. Ainda bem, porque senão eu faria esse absurdo. E melhor ainda que alguém teve a brilhante ideia de criar uma rede social temática, exclusivamente dedicada aos livros: o Skoob.

Fui apresentado ao Skoob em setembro de 2009, e comecei a procurar todos os livros que lembrava que já tinha lido. Impossível, eu sei, de tantos livros que eu caçava na biblioteca da minha escola, no Ensino Fundamental. Muitos livros pequenos, infantis, mas eu lembrei de vários deles e os procurei. E fui aprendendo a mexer no site, organizando e entupindo a minha estante virtual com os livros que já li ou quero ler, os que eu tenho e os que eu não tenho.

Funciona da seguinte maneira: você procura pelo livro e o adiciona à sua estante, como "lido", "lendo", "relendo", "abandonei" ou "vou ler". Se você tiver o livro, marca a opção "tenho". Se já leu, pode avaliá-lo, atribuindo uma nota de 1 a 5 estrelas. Você pode também selecioná-lo como um de seus livros favoritos, se quer ganhá-lo de presente, trocá-lo, ou se o emprestou.

Imagem meramente ilustrativa

Além de tudo isso, você pode escolher a capa do livro que você tem à sua disposição, porque o número de páginas geralmente varia entre as edições de capas diferentes. E isso influi no seu "histórico de leitura": enquanto você lê o livro, pode dizer em que página está, atribuir uma nota parcial a ele e escrever alguns comentários. E, depois, pode publicar uma resenha (e não precisa ser de 3000 caracteres).
 
"Amigos" e "seguidores" não são exclusividades de Orkut, Facebook e Twitter. Você pode adicionar seus amigos, que provavelmente serão poucos, segui-los, e acompanhar suas atualizações. No perfil de cada um de seus amigos, há uma barra de compatibilidade de leitura, que relaciona sua estante com a deles. Normalmente, a porcentagem é baixa.

Nenhuma das funções do Skoob, no entanto, é mais útil que a de separar os livros que você pretende ler. Não que você realmente vá lê-los, mas ficou difícil dizer "não sei o que ler", e ficou fácil lembrar dos muitos livros que vemos por aí e acabamos esquecendo que desejamos lê-lo, ainda que por um momento.

Quem não dispensa um bom livro com certeza vai gostar do que o Skoob tem a oferecer. É uma ideia simples, mas de uma utilidade impressionante.

PS: Caso você não tenha percebido, "Skoob" é "Books" (acho que você sabe: "livros", em inglês) ao contrário. Se não percebeu, não se sinta estúpido. Eu percebi depois de uns 2 meses.

PS (2): Como eu sei que você vai se cadastrar lá, me adiciona.

5 comentários:

  1. Adoro Skoob! Tenho há quase um ano (ou mais do que isso) e nunca me canso. "Nenhuma das funções do Skoob, no entanto, é mais útil que a de separar os livros que você pretende ler", concordo totalmente!
    Além disso, é super útil pra trocar com os seus aimgos, ao menos aqueles que moram perto de você, os livros que cada um tem e tudo o mais.

    Já te coloquei no cantinho do meu blog também! Obrigada :) Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Às vezes eu limpo minha lista de "Vou Ler" de tantos livros que já adicionei lá e vou acabar não lendo.

    ResponderEliminar
  3. Tenho Skoob desde início de 2009 e amo. Porque como você eu não só gosto de ler, eu gosto de guardar o que li. Lá no skoob você organiza os que leu e os que ainda vai ler. Você já conheceu o filmow? É a mesma ideia do skoob, mas com filmes.

    ResponderEliminar
  4. Kamilla, conheci sim. A ideia é ótima, mas não me adaptei muito, acho bem mais trabalhoso de manter do que o Skoob. E eu também não assisto tantos filmes, é raro eu parar pra ver um em casa ou sair pra ver um no cinema. Mas é outro site excelente, e cumpre muito bem o que propõe.

    ResponderEliminar
  5. Ai Deus,eu tava organizando -tentando organizar melhor dizendo- minha estante no skoob,ai tipo baguncei tudo :( e agora?tipo os livros q eu add ficavam no fim agora ficam no inicio :( E lá se foi minha organização...

    ResponderEliminar