sábado, 15 de setembro de 2012

Só pensei

Faz quase oito meses que não posto. Nunca fiquei tanto tempo sem escrever nada aqui. Não foi descaso, abandono, jamais, porque adoro escrever "por mim mesmo", ou "o que vier na cabeça", como sempre classifiquei o "tema do blog". Foi, acima de tudo, falta de um tema que me chamasse muito a atenção a ponto de escrever um texto, e também um pouco de falta de tempo, embora eu tivesse tido chances de sobra de fazer isso.

Pensei em fazer uma comparação entre "Revenge", uma nova série que estou acompanhando, com a novela "Avenida Brasil", que também não perco um capítulo. Mas não fui além porque poucas pessoas conhecem a série, e as que eu sei que assistem não veem a novela. O fato é que existe uma semelhança enorme e que dá margem a suspeitas de plágio. Só que também não sei dizer de qual lado, já que não sei a antecedência da entrega dos projetos da ABC e da Globo. E, antes disso, poderíamos dizer que as duas produções são inspiradas em "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas. Enfim, resumidamente, é isso. Se alguém estiver interessado em uma comparação mais profunda e uma análise pessoal, me avise, mas já adianto que não espero ninguém. =)

Na época do último post, ninguém sabia quem era a Nina. Nem a Rita. (Foto: TV Globo/Divulgação)
Bom, pensei em falar como o mundo está chato. Como tudo é motivo de discussões acaloradas, como não podemos fazer piada com nada.

Considerei também falar como o futebol está chato. Porque agora tudo é motivo de punição a jogador, às torcidas, a treinadores. Jogadores medianos estão sendo vendidos por fortunas inimagináveis. E, pra completar, meu time está uma porcaria. 

Na época do último post, o Flamengo ainda tentava entrar na Libertadores em que pipocou historicamente. Com Ronaldinho. (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)
Também pensei em relatar como tem gente estúpida no metrô. Mas isso daria um livro, não um post. Sabe, porque ficar parado do lado esquerdo da escada rolante parece não ser errado. Ou mesmo rastejar do lado esquerdo nas profundezas do metrô quando tem alguém com mais pressa que você. Ou andar pela sua esquerda enquanto vem gente pela direita na direção oposta. Ou entrar no vagão antes de as pessoas saírem. Ou rir com os coleguinhas em volume mais alto que o necessário, ou comemorar quando chega um trem vazio. Sair pela porta de entrada, entrar pela porta de saída. Só pra dar alguns exemplos.

Pensei em falar de repercussão atrasada de dois posts do blog, ambos por motivos que, sinceramente, não compreendi. Um foi o "Apito final", em que eu disse que agradecia diversas pessoas do lugar onde joguei futebol por muitos anos, "até mesmo ao dono", que leu o texto recentemente e julgou que me expressei mal. Se assim foi, peço desculpas (desta vez publicamente, já que pedi diretamente). O outro foi o "Preferencial ou exclusivo?", quando, no último 7 de setembro, duas pessoas que faltaram às aulas de interpretação de texto me entenderam de forma errada e me agrediram sem motivo nenhum. Bom, a resposta foi dada em ambos os casos, concluí que não tenho mais nada pra falar sobre isso.

Na época do último post, eu devia ter passado menos de cinco vezes pela Estação Pinheiros. Hoje... (Foto: Daia Oliver/R7)
Hoje pensei em como estou nostálgico. Não sou muito de fazer posts sensiveizinhos, apesar de já ter feito um ou dois, mas pensei em fazer mais um. Enfim, o fato é que saio do meu emprego temporário no Terra no fim dessa semana. Eu sei que nem citei ele aqui, mas depois de três meses no estágio antigo, fui contratado pelo portal. E hoje, confirmando a expectativa de que vou sair em breve, me peguei lembrando dos últimos seis meses. Foi puxado, perdi feriados, vi muito menos a minha família, joguei muito menos futebol do que gostaria. Mas ganhei uma experiência sensacional, ganhei uma Olimpíada no currículo (dessa vez como jornalista, não como atleta), ganhei colegas de trabalho incríveis e que me deram todo o suporte necessário pra aprender e a tranquilidade pra trabalhar, apesar da minha timidez e poucas palavras. Agora estou aqui como um velho babão, lembrando de tudo o que aconteceu por lá. Eu sei que posso voltar - e espero voltar -, mas vou sentir muita falta de tudo isso. Até de pegar o metrô e a querida linha 9.

Por fim, dando continuidade à nostalgia, resolvi entrar no Orkut. Porque esse é o paraíso da nostalgia moderna. Dessa vez não entrei nas profundezas da minha página de scraps, mas entrei na comunidade da minha sala da faculdade. A vontade veio porque ontem jogamos pelo campeonato interno de Jornalismo que os próprios alunos organizam. Ganhamos, e estávamos conversando, quando começamos a lembrar dos jogos e competições de outros anos. E pensei não só no início do time, mas também da faculdade. E de como, apesar dos pesares, vou sentir falta de tudo o que vivi lá, já que me formo em pouco tempo. Pensei em escrever mais sobre isso, mas talvez não seja assunto pra agora, ainda. A nostalgia veio antes.

Por enquanto, só pensei.